Atrativos Naturais - Rádio Bom Jesus 98 FM

Ir para o conteúdo
Cachoeira do Tabuleiro
Localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG à 19km da sede Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.
A Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas.
O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, sendo que a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. Para o acesso à parte alta da cachoeira, a entrada é permitida até às 11h e para o poço da cachoeira até às 14h. É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$10,00 por pessoa e o limite de visitantes dentro do Parque é de 200 turistas por dia. As atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, o slackline, o base jump, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia e checada a capacidade técnica do praticante. Não é permitida a entrada de animais domésticos.
Parque Salão de Pedras
Um dos principais atrativos de Conceição do Mato Dentro, Salão de Pedras localiza-se na parte mais alta da encosta do Campo Grande, região Oeste do município. É desde 2005, uma área da reserva da biosfera da Serra do Espinhaço.
Foi aqui, que os bandeirantes que chegaram à região, em 1702, na expedição chefiada por Ponce de Leon, enfrentaram os índios botocudos numa batalha sangrenta e que, por fim, obrigou os sertanistas a buscarem abrigo na parte mais baixa do vale, onde encontraram as ricas lavras de ouro do córrego Cuiabá.
A área é de alta significância ambiental e histórico-cultural devido aos recursos naturais, à beleza cênica do Parque e, ainda, pela presença de sítios arqueológicos e pinturas rupestres datadas de até cinco mil anos atrás. Os blocos rochosos, que afloram do alto das colinas, passaram por transformações com a ação do vento e das chuvas ao longo dos séculos, transformaram-se num dos maiores atrativos da região.
Hoje, o Parque é visitado por turistas e esportistas de várias nacionalidades para a prática do boulder, uma modalidade de escalada, que tem nesta área um dos melhores pontos do mundo. O que faz do lugar um dos mais visitados do município, principalmente no momento mágico do pôr-do-sol. Do Salão de Pedras, vislumbra-se a magia das cores no alto da Serra do Intendente, tendo o Pico do Breu como pano de fundo.
Balneário da Água Quente
Por estar bem próximo ao centro de Conceição do Mato Dentro é, praticamente, um atrativo urbano - formado por uma piscina de água corrente a partir do represamento do curso d’água e uma ducha artificial cercada por pequenos blocos de pedra. Logo abaixo está outro atrativo, a Gruta da Água Quente, uma formação rochosa e uma queda d’água de grande beleza.
Cachoeira Rabo de Cavalo
Situada no Parque Estadual da Serra do Intendente, a cachoeira é formada pelo córrego do Teodoro e tem aproximadamente 150m de queda, dividida em três cascatas. A principal é formada por uma queda mais alta com água de córrego secundário e, como bate em pedra no início da queda acaba formando grandes respingos, que, com a força do vento a transforma em um elemento semelhante a um rabo de cavalo em movimento.
Um pouco mais abaixo e à direita da primeira, há uma queda de maior volume, dividindo-se em duas e chegando ao final em conjunto com outras. Há um grande poço com aproximadamente 1750 m2 (50 x 35 m) e profundidade desconhecida. Suas águas são escuras, limpas e muito frias. É possível atravessá-lo a nado e ficar embaixo da cascata. O poço é ladeado por um paredão rochoso e blocos de pedras de tamanhos variados.
O rio retorna seu curso entre grandes pedras no seu leito, sendo que neste percurso continua formando novas piscinas naturais. Na parte superior das quedas, formam-se belas piscinas naturais e quedas d’água menores, com destaque para a cachoeira do Altar, que cai de forma alongada, como uma cortina, formando um poço espumante. A vegetação é variada e apresenta espécies de gramíneas e matas mistas, com espécies de cerrado e mata atlântica.
Cachoeira Três Barras
Localizada próximo ao Povoado de Três Barras, daí a origem do nome, essa cachoeira tem altura aproximada de 13m. Incrustada num paredão de 40m de extensão, forma um grande poço, propício a mergulhos, evitando-se os blocos de pedras existentes em suas bordas. A parte de cima da queda d`água apresenta um poço comprido, formado pelo alargamento do rio Cubas e com águas muito tranquilas. A queda tem uma calha central onde passa grande volume de água.
Algumas grandes pedras deslocadas no período de sua formação ainda se encontram dentro do poço, formando pequenos espaços de recreação. A vegetação do entorno é alta e densa. Devido ao grande volume de água, ao poço e à sua relativa proximidade com a cidade, é um dos principais atrativos turísticos do município, atraindo visitantes em praticamente todas as épocas do ano.
O paredão da Cachoeira das Três Barras em Conceição do Mato Dentro também é muito procurado por escaladores e praticantes de rappel (canyoning) e, por isso mesmo, tem uma grande visitação, inclusive dos próprios conceicionenses. A cachoeira fica em uma fazenda particular, mas a visitação é permitida e gratuita.
Cachoeira do Roncador
A Cachoeira do Roncador está situada na Unidade de Conservação do Parque Estadual Serra do Intendente, próximo às localidades de Candeias e Baú. É um dos grandes atrativos naturais da região, pois sua queda forma um grande poço com uma belíssima praia de areias brancas.
Canyon do Peixe Tolo
Localizado no distrito de Itacolomi, dentro do Parque Estadual da Serra do Intendente, o atrativo é um dos grandes potenciais turísticos do município. Considerada a segunda maior da região, a Cachoeira do Peixe tem aproximadamente 200m de queda livre. A imponência deste conjunto cativa os olhos de qualquer visitante.
Para fazer o passeio é fundamental estar acompanhado de um condutor local credenciado, e o trajeto, de cerca de 5 km, é feito a pé. Não é permitida a entrada de veículos. Vale registrar que, para praticar qualquer modalidade de esporte na área, é necessária a autorização da Secretaria Municipal de Turismo e da administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG ( http://cmd.mg.gov.br/ATRATIVOS-NATURAIS )
Mais informações: Secretaria Municipal de Turismo / Telefone: (31) 3868-2223 / Horário de atendimento: 8h às 17h
Rádio Bom Jesus 98,7 FM © 1990-2021. Todos os direitos reservados. By: JrQ
Voltar para o conteúdo