Festas Culturais - Rádio Bom Jesus 98 FM

Ir para o conteúdo
Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos
O Jubileu do Senhor Bom Jesus do Matosinhos é a maior festa da cidade e é realizada desde o ano de 1787, no período de 13 a 24 de junho. Nessa época, a cidade se transforma com a vinda de milhares de romeiros e com intensa movimentação de fiéis e de comerciantes que se instalam na colina do Santuário durante a festa, para agradecer ou implorar graças ao Bom Jesus.
A festa, embora tenha também conotação social e comercial decorrente do fluxo de romeiros e visitantes, conserva seu caráter religioso. Há missas e exposição do Santíssimo Sacramento durante 11 dias, sendo que no último a imagem sai em procissão.
O número de fiéis é tão grande que, no ano de 1844, o padre Bento Godim pediu ao Bispo de Mariana autorização para que todo sacerdote que aparecesse em Conceição do Mato Dentro, por ocasião do Jubileu, pudesse receber confissões e pregar. Ficaram assim asseguradas, aos milhares de visitantes, condições para que exercessem sua fé e devoção.
Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
As festas do Rosário acontecem em Minas Gerais desde os primórdios do seu povoamento. É uma tradição mantida desde o tempo dos escravos e que se compõe de cortejos, desfile de rei e rainha, bandas musicais e as danças dos grupos de marujadas que passam o dia a cantar e dançar pelas ruas da cidade. Durante o seu ciclo, acontece o chamado Reinado, que a cada ano é conduzido por um rei e uma rainha (eleitos no ano anterior) e sua corte. As guardas estão representadas nos diversos folguedos folclóricos que saem em cortejo pelas ruas da cidade.
O evento tem ornamentação, culinária típica, música, dança e diversas apresentações dos folguedos folclóricos como o congado, catopé, marujada, candomblé. Acontecem também a procissão, bênçãos, missas solenes, “tocadores de pipiruí” - pífanos e tambores. A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos acontece sempre no dia 1° de janeiro, sendo o rei e a rainha responsáveis pela organização do evento.
Cavalgada do Jubileu
A famosa cavalgada de Conceição do mato Dentro, considerada a segunda maior do Brasil, atrai turistas – cavaleiros e amazonas – de todas as idades e de várias partes de Minas Gerais e do Brasil. Realizada desde o ano de 1990, dentro das comemorações do Jubileu do Bom Jesus de Matosinhos (13 a 24 de junho), os participantes percorrem um trajeto que corta toda a cidade em direção ao Santuário do Bom Jesus quando então, juntamente com os seus animais, recebem as bênçãos do Senhor Bom Jesus.
Neste mesmo periodo acontece também a festa do Peão de Boiadeiro, ou Forró do Campo de Aviação como também é conhecida e realizada no aeroporto da cidade, do dia 20 a 24 de junho, ao final da festa do Jubileu. É uma das mais movimentadas da cidade, acompanhada de cavalgadas, rodeios, shows e bailes de forró.
Projeto Matriz
O Projeto Matriz é um evento cultural com manifestações artísticas e shows musicais com artistas de projeção nacional. Acontecem mostras de teatro, danças, artes plásticas, exposições e oficinas infantis. Toda a programação é de alta qualidade, tudo gratuito. As comemorações acontecem no feriado nacional do dia 07 de setembro, ao lado da Igreja do Rosário, vale lembrar que quando deu início ao evento acontecia em frente a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Por isso o nome Projeto Matriz.
Fonte: Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro-MG (http://cmd.mg.gov.br/manifestacoes-culturais-e-religiosas )
Mais informações: Secretaria Municipal de Turismo / Telefone: (31) 3868-2223 / Horário de atendimento: 8h às 17h
Rádio Bom Jesus 98,7 FM © 1990-2021. Todos os direitos reservados. By: JrQ
Voltar para o conteúdo